Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Palavras sobre o Mundo

Espaço destinado aos ecos, silêncios e construção do pensamento. Aos limites da racionalidade, mas sobretudo na reflexão sobre a grande pólis que embarcamos todos os dias, nesta vida. O mundo, seja bem-vindo.

Palavras sobre o Mundo

Espaço destinado aos ecos, silêncios e construção do pensamento. Aos limites da racionalidade, mas sobretudo na reflexão sobre a grande pólis que embarcamos todos os dias, nesta vida. O mundo, seja bem-vindo.

Amazónia - Alerta Global

por Tiago Aboim, em 21.08.19

A Humanidade assiste a um verdadeiro atentado aquele que é o seu maior Património Natural, Amazónia. Poderia aqui enumerar todos responsáveis, mas temos de ser conscientes que de uma forma direta e indireta, todos o somos. A consciencialização ambiental, é uma das causas que deve unir a Humanidade, sociedade civil aos dirigentes mundiais. As imagens que nos chegam da Amazónia, são arrepiantes e devem envergonhar-nos pela forma como tratamos este nosso pulmão. O progresso, desenvolvimento, não pode pôr em causa o ambiente, urge a sustentabilidade. As alterações que hoje assistimos nos diversos pontos do globo, são um claro alerta para os perigos que a vida na Terra corre. O desaparecimento de espécies, o degelo dos polos, a subida das águas e aquecimento global são fenómenos que vamos conviver no presente e no nosso futuro. Culpabilizar o A ou B, não faz com que possamos recuperar o tempo perdido, mas torna a questão do ambiente como um desígnio global, deve estar no nosso horizonte mais próximo. Não se trata apenas de proteger e salvar a espécie humana, mas de todos os seres vivos que coabitam neste planeta. Andamos ansiosos por descobrir se temos condições de habitabilidade em outros planetas, nomeadamente, Marte, como se fosse uma esperança para nos desresponsabilizamos perante aquilo que fazemos ao nosso planeta, mas essa não é a solução. Estou profundamente angustiado perante o que vejo, leio, quando os meus pais me contavam a importância da Amazónia, quando na escola fazia trabalhos para respeitar o ambiente e proteger o nosso pulmão, o que irei contar aos meus filhos? Que pela estupidez humana, destruiu a Amazónia, pela necessidade económica, ou qualquer outra coisa? As lágrimas que hoje correm pelo mundo fora, não chegam para ser água suficiente para proteger do fogo que arde naquele local do planeta. Mas quem diz Amazónia, diz os incêndios florestais que assolam diversos pontos do globo, Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Austrália, Estados Unidos entre outros países. Não consigo esconder a minha revolta(!)

Um crime contra a humanidade é todo aquele que é feito contra a dignidade humana, sabemos que só o afirmamos quando assistimos a genocídios( e tanto haveria por falar disso, daqueles que a comunicação social, esconde, não mostra ou simplesmente, ignora), mas estes acontecimentos na Amazónia constituem um ignóbil ataque ao Planeta Terra. Todas as palavras que aqui escrevi, são isso mesmo palavras, que por mais insignificantes que sejam, que ao menos sirvam como um semente para consciencialização  do leitor para o espaço que vive.

Urge agir antes que seja tarde de mais, pois já estamos todos atrasados para esta causa, que é de todos e cada um.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    De Rui Nobre Artista a 23.08.2019 às 11:16

    É verdade, ainda não vi nenhuma notícia nos média em relação ao que está a ser feita em prol da recuperação das florestas ardidas. O que está a ser feito? como é que está a ser feito? que meios estão a ser utilizados?
    Sei que aqui na Madeira e após os incêndios de 2017, a limpeza das serras e a sua reflorestação tem sido uma prioridade do Governo. Embora muito antes, grupos como os amigos do Parque Ecológico estejam à anos a recuperar aquele que é um Património único e insubstituível, muito graças a um homem, que tem feito dessa recuperação a sua luta de vida , o Professor Raimundo Quintal. Como escrevi no documentário anterior, o que vier vem sempre por bem, o problema está muitas vezes no uso que damos.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Arquivo

    1. 2021
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2020
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2019
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2018
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2017
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2016
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D

    Favoritos